Sustentabilidade – Qual é seu comportamento em relação a esse assunto?

Sustentabilidade – Precisamos conversar sobre isso!

Assuntos relacionados a proteção do meio ambiente estão sempre em discussão, mas, estimular as pessoas a praticar ações em prol da sustentabilidade pode exigir um esforço de conscientização e engajamento.
Ao longo das últimas décadas, a maioria das empresas passou a adotar práticas sustentáveis na fabricação de seus produtos e no relacionamento com a sociedade, mas, infelizmente, essa conscientização ainda não é percebida em muitos condomínios de casas e apartamentos. Se você não é síndico e nem administrador, o que pode fazer para mudar isso? A resposta está no seu exemplo e na influência que pode exercer sobre seus vizinhos.

Que mundo queremos deixar para as futuras gerações?

Se pensar nesse assunto te traz inquietação, é hora de fazer alguma coisa.  Tudo se resume na mudança de comportamento.  Quer ver? Leia com atenção nossas dicas e você vai ver que pode contribuir com pequenos ações que vão fazer uma grande diferença.

Exemplo e liderança: Dê os exemplos, adotando práticas sustentáveis em sua própria vida. Mostre aos outros como pequenas ações diárias podem fazer a diferença e inspire-os a seguir o exemplo.

Educação e conscientização: Nos grupos formados por condôminos, realize campanhas de conscientização sobre a importância da sustentabilidade e seus impactos no meio ambiente. Compartilhe informações sobre os benefícios das ações sustentáveis e os problemas associados à falta de sustentabilidade.

Envolvimento e participação: Incentive a participação ativa dos condôminos em projetos sustentáveis.

Gestão de resíduos: Se o seu condomínio ainda não tem sistema de coleta seletiva de resíduos, incentive a implementar e, enquanto isso não acontece, faça você mesmo a separação de materiais recicláveis e leve até um posto de coleta mais próximo da sua casa.

Limpeza sustentável: Opte por produtos de limpeza biodegradáveis e menos agressivos ao meio ambiente

Água e Energia: Faça uso da água e da energia de forma consciente, sem desperdício

Evite a utilização de plásticos: No trabalho ou em passeios, tenha uma garrafa (reutilizável) para chamar de sua. Evite copos e canudos plásticos.

Informe-se antes de comprar qualquer produto:  pesquise antes de comprar e opte por empresas que possuem práticas sustentáveis e que não prejudicam o meio ambiente.

Percebeu que as dicas envolvem uma mudança de comportamento?   Vamos lembrar a frase atribuída ao Mestre Mahatma Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo” 

Lourdes Scalabrin

BLI Netimóveis – www.bli.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × five =